Velocidade, manuseio e personalização são as características definidoras do CruX 2018-2021. Começando com o quadro, implementamos nossa tecnologia Rider-First Engineered™ que foi introduzida pela primeira vez em nossas Tarmacs. Usando tubos e layups específicos de tamanho, essa tecnologia permite que o CruX apresente as mesmas características de passeio em todos os tamanhos da faixa. Não apenas isso, mas também nos permitiu diminuir significativamente o peso do quadro, então o CruX agora vem em torno de escassos 900 gramas por 56 cm (*dependente do tamanho e cor do quadro) - mais de 400 gramas mais leve que o conjunto de quadros anterior. Um quadro leve e rígido, por si só, não é útil em uma corrida de cross se não for compatível, e é por isso que o novo CruX também combina rigidez e conformidade em todos os lugares certos. E para ajudar com este último, abaixamos o colar do assento em dois centímetros para espigão de selim mais exposto e almofada para grandes batidas.
Também sabemos que as corridas de ciclocross geralmente são vencidas nas curvas e nas barreiras, e é por isso que a geometria CruX leva isso em consideração. O tubo superior foi projetado para facilitar o transporte quando você salta para limpar as barreiras, pois possui uma grande abertura para o triângulo frontal e um fundo plano. Para estabilidade nos cantos e em seções fora da curvatura, a geometria possui um movimento central baixo e uma extremidade dianteira afiada. Essa combinação também ajuda a iniciar curvas, independentemente do terreno.
Com a capacidade máxima de derramamento de lama em mente, incluímos oito milímetros de folga em todos os lados de um pneu de 33 mm, proporcionando bastante espaço para condições lamacentas. Afinal, o peso do quadro se torna irrelevante quando está coberto por 10 quilos de lama.